Mito histórico sobre beber água é desmentido pela ciência; entenda

Reprodução: Freepik

Beber água é fundamental para a saúde, mas a famosa recomendação de consumir dois litros por dia é um mito, sem base científica

Reprodução: Makestories

A quantidade ideal de água varia conforme fatores como clima, alimentação, nível de atividade física e metabolismo individual

Reprodução: Makestories

A ideia surgiu nos Estados Unidos, no século XX, a partir de recomendações vagas sobre consumir “seis a oito copos de água por dia”

Reprodução: Makestories

Com o tempo, esse conselho se espalhou mundialmente e virou um mantra, reforçado por campanhas de saúde e interesses comerciais

Reprodução: Makestories

O mito é repetido mesmo sem evidências. Além disso, há interesses de empresas e indústrias que lucram com o estímulo ao consumo excessivo de água e produtos relacionados

Reprodução: Makestories

Pesquisas, como a publicada por Heinz Valtin (2002) e estudos recentes da revista Science (2022), mostram que não existe necessidade de consumir dois litros fixos por dia

Reprodução: Makestories

O erro histórico provavelmente
se deve ao não considerar a
água presente nos alimentos. Em
média, entre 20% e 30% da água
que ingerimos vem de frutas,
hortaliças e outros alimentos

Reprodução: Makestories

A hidratação é essencial, mas deve ser guiada pela sede e pelo bom senso, não por um número fixo

Reprodução: Makestories

O mito dos dois litros é mais uma crença sem evidência, perpetuada por desinformação e interesses comerciais

Reprodução: Makestories

Não perca nenhum webstory! Veja outros clicando no link

Reprodução: Makestories
Click Here