Consumo excessivo de café pode afetar saúde do intestino
Reprodução: Pixabay
Os pesquisadores da Universidade de Washington descobriram que, pessoas que bebem café regularmente, têm muito mais de um tipo de bactéria intestinal do que pessoas que não bebem
Reprodução: Makestories
Estudos anteriores mostraram que o consumo de alimentos e bebidas tem impactos na saúde do intestino, na comunidade de fungos e bactérias que vivem no trato gastrointestinal humano
Reprodução: Makestories
O grupo analisou amostras de fezes e sangue de um grupo de pacientes e estudou dados semelhantes em grandes bancos de dados médicos
Reprodução: Makestories
Entretanto, quais alimentos promovem um bioma saudável e quais são prejudiciais ainda não são bem compreendidos. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo
Reprodução: Makestories
Para o novo estudo, os pesquisadores escolheram o café, pois, além de ser uma das bebidas mais populares do mundo, muitas das pessoas que o consomem, o usam todos os dias
Reprodução: Makestories
Para aprender sobre o impacto do consumo de café no bioma intestinal, os pesquisadores começaram analisando dados de aproximadamente 22.800 pessoas que vivem no Reino Unido e nos EUA
Reprodução: Makestories
E outras 54.200 pessoas em 211 estudos diferentes. Isso permitiu que eles comparassem dados de fezes de quem bebe café e aquelas que não, enquanto viam diferenças entre os dois grupos
Reprodução: Makestories
Como resultado, os pesquisadores encontraram uma grande diferença nos dois grupos entre os números populacionais de uma bactéria chamada Lawsonibacter asaccharolyticus
Reprodução: Makestories
As pessoas que bebiam café regularmente tinham níveis até 8x maiores desse tipo de bactéria do que as que não bebiam, e a diferença se manteve estável para pessoas em todo o mundo
Reprodução: Makestories
Os pesquisadores afirmam que precisam de mais estudos para saber o real impacto da bactéria, mas acham que está ligado a benefícios à saúde que foram atribuídos ao consumo de café
Reprodução: Makestories
Não perca nenhum webstory! Veja outros clicando no link