Como identificar que seu gato está triste e o que fazer para ajudar
Reprodução: Freepik
Diferente dos cães, é comum que os gatos sejam mais quietos no dia a dia, mas isso não significa que eles estão tristes ou que não sejam felizes.
Reprodução: Freepik
Os gatinhos são manhosos e birrentos. Os humanos podem ter dificuldade para identificar que eles estão tristes. Por isso, fique atento aos sinais:
Reprodução: MakeStories
Os gatos costumam dormir pelo menos metade do dia. Mas quando estão acordados, eles exploram o ambiente. Se seu gato fica muito tempo parado, comece a observar.
Reprodução: MakeStories
Repare o miado do seu gato: parece desanimado? arrastado? Esse pode ser um sinal de que o gato está triste e chorando.
Reprodução: Freepik
Seu gatinho te ataca quando você tenta fazer carinho ou se aproxima dele? Esse pode ser mais um sinal de tristeza.
Reprodução: Freepik
Assim como alguns humanos, os bichanos podem perder o apetite quando estão tristes. Se seu gato não está comendo normalmente, fique atento.
Reprodução: MakeStories
Um gato que se lambe demais pode estar fazendo isso para causar uma sensação de prazer, que é liberada por um hormômio específico. Se seu pet toma muitos banhos, fique atento.
Reprodução: MakeStories
Se seu gato se esconde de você pela casa, desconfie. Apesar de ser uma atitude comum com desconhecidos, se seu gato está fugindo até de você, pode ser um sinal preocupante.
Reprodução: Freepik
Caso observe alguns desses sintomas combinados, leve o seu gatinho ao veterinário o quanto antes para que essa tristeza seja diagnosticada.