Céline Dion: Saiba mais sobre a síndrome da pessoa rígida
Reprodução: Instagram
A Síndrome da Pessoa Rígida, uma condição neurológica rara, é caracterizada por espasmos musculares dolorosos e rigidez intensa.
Reprodução: Freepik
A notoriedade da doença aumentou em 2023, quando a cantora canadense Céline Dion, aos 55 anos, anunciou seu diagnóstico com a síndrome.
Reprodução: Freepik
É uma doença mais comum em mulheres, duas a três vezes mais que nos homens e tem pouca prevalência, estimada entre uma e duas pessoas em um milhão.
Reprodução: Freepik
Costuma aparecer em adultos jovens, entre 20 a 50 anos, mas o diagnóstico pode demorar um pouco mais e acontecer apenas entre 30 e 60 anos.
Reprodução: Freepik
A locomoção pode ser desafiadora para alguns pacientes, enquanto muitos experimentam quedas frequentes devido à ausência de reflexos normais para sustentação.
Reprodução: Freepik
O tratamento da síndrome da pessoa rígida visa aprimorar a qualidade de vida através de medicamentos para aliviar os sintomas e terapias físicas, uma vez que a condição é incurável.
Reprodução: Freepik
A causa da doença ainda não foi descoberta. Acredita-se que a condição está associada a predisposições a doenças autoimunes e fatores genéticos.